A árvore aparece na nossa cultura há milhares de anos e várias actividades humanas têm nas árvores a sua principal fonte de provisão.
Nos últimos tempos as árvores têm sido lembradas mais pelo seu abate, do que por acções de preservação das mesmas e a nossa cultura ocidental baseada na técnica e na ciência, vê na árvore apenas uma fonte de matéria prima para a indústria, empregando-a em diversos fins, como exemplo, na fabricação de móveis, na construção civil, no fabrico de papel, de têxteis, entre outras...
Mais recentemente, com o aquecimento global as árvores ganharam maior importância, devido aos seus serviços ambientais.
No entanto e nas nossas cidades, as árvores são vistas muitas vezes pelos seus habitantes como um impecilho nos passeios e calçadas, servindo muitas vezes para apoio do caixote do lixo, para apoio de placas ou afixação de panfletos e muitos acham que as suas folhas só servem para sujar as ruas e calçadas e o que o seu tronco, atrapalha as saídas dos seus carros das garagens.
Mas as árvores são acima de tudo nossas amigas, elas dão-nos o seu fruto, a sua sombra, o abrigo contra chuvas e ventos e são elas que purificam o ar e fornecem o oxigénio que respiramos, sendo de todos os seres vivos aqueles que mais trabalham no combate ao aquecimento global.
Contudo cresce no mundo inteiro, a idéia e a teoria que devemos olhar o planeta Terra como um organismo vivo. Mas as comunidades autóctones, isto é, indígenas das várias regiões do globo, sempre tiveram essa função e sempre trataram os restantes seres vivos da fauna e flora, como tendo uma ligação não somente de provimento de necessidades básicas, mas também uma ligação espiritual de acordo com a tradição de cada povo indígena, onde a árvore ocupa um espaço especial no imaginário, na religiosidade e na cultura desses povos sendo sempre tratada com respeito e admiração.
Para incentivar e motivar os alunos da nossa escola para o conhecimento e preservação das nossas espécies autóctones, os alunos da turma do 7º B, em Área de Projecto, realizaram durante o 1º período, as pesquisas sobre as escolhas realizadas individualmente sobre “A minha árvore favorita” e serão estes trabalhos de pesquisa que aqui serão editados em seguida.
Durante o 2º período, os alunos irão também realizar cartazes com elementos naturais destas mesmas árvores, que serão objecto de uma exposição no dia 21 de Maio – Dia da Floresta e da Árvore, a realizar na nossa escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário