sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Pinheiro Bravo


Nome Vulgar: Pinheiro Bravo

Nome Ciêntifico: Pinus pinaster


Características:

Espécie autóctone, o Pinheiro Bravo é uma árvore média, que pode atingir de 20 a 35 m de altura.

O tronco está coberto por uma casca espessa, rugosa, de cor castanho-avermelhada e profundamente rachada. A subespécie mediterrânica tende a possuir casca mais espessa, que pode ocupar mais de metade da secção do tronco.

É uma árvore de folhagem persistente e as folhas são em forma de agulhas agrupadas aos pares, com 10 a 25 centímetros de comprimento. Tem uma ramificação densa e os ramos quando são jovens são muito longos e amplos.


Tem floração monóica, com flores masculinas e femininas reunidas num mesmo pé. As flores masculinas estão dispostas em inflorescências douradas, com forma de espiga, agrupadas lateralmente nos ramos ao longo do terço inferior dos raminhos novos. As flores femininas estão dispostas em inflorescências terminais. Começam a ganhar flor em Fevereiro e acabam em Março.


As pinhas, entre 8 a 22 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura, simétricas ou quase simétricas, são castanhas claras e brilhantes quando maduras. Amadurecem no final do Verão do segundo ano e libertam numerosas sementes designadas por pinhão.


Área de Distribuição:

É uma árvore originária do Sudoeste da Europa e Norte de África. Tem uma distribuição muito espalhada pela bacia mediterrânica, mas localiza-se mais nos litorais atlânticos da Península Ibérica e de França.

Ao conjunto de vários pinheiros chama-mos pinhal.

Fonte: http://pt.wikipédia.org/wiki/Pinheiro-bravo / Google imagens

Trabalho elaborado por: Carolina Matos, nº 7, 7º B.

Sem comentários:

Enviar um comentário