Nome vulgar: Carvalho-português / Carvalho-cerquinho
Nome científico: Quercus faginea
Área de Distribuição:
Natural no sudeste de França, Península Ibérica, Marrocos e Argélia. Em Portugal destribui-se com maior frequência a Sul do Tejo.
A subsp. alpestris ocorre apenas no Barrocal Algarvio. A subsp. faginea ocorre nos sobreirais transmontanos e altibeirenses (e.g. alguns mortórios no Douro) ou, bem mais raramente, na mesma região, como dominante em bosques secundários sobre rochas básicas. Não é certo que forme bosques estremes, pois encontra-se normalmente associada ao sobreiro. A subsp. broteroi ocorre no oeste do país.
Características:
Espécie autóctone, o Carvalho Português é uma árvore de folha caduca ainda que esta queda seja tardia sendo, por isso, denominada árvore de folha marcescente, com um porte médiode 20 m de altura. A sua copa é ampla, arredondada ou ovada, com ramificações e folhagem abundantes e densas. O tronco geralmente direito, pode ser tortuoso.
Encontramos frequentemente no nosso País, indivíduos com um porte arbustivo em solos muito degradados.
As folhas são alternas, marcescentes, coriáceas, com as margens dentadas ou lobuladas, de um verde lustroso e denominadas semi-caducas por se manterem muito tempo na árvore após terem murchado bem como por se conservarem verdes durante o Inverno nos indivíduos mais jovens. O pecíolo é tomentoso e pode ultrapassar os 4 mm. A margem das folhas tem recortes dentados ou ovulados, pouco acentuados. O seu comprimento longitudinal é variável, podendo ir dos 2 aos 11 cm. Têm pêlos acinzentados que acabam por desaparecer, tornando-se verdes e lustrosas. A página inferior é de cor acinzentada e mantém uma pelagem estrelada e simples mesmo nas árvores adultas. O número de nervuras pode ir das 6 às 12.
É usada, principalmente, para produção dos seus frutos, que servem de alimento para os porcos pretos, também denominados de montanheira. É também utilizada para produzir carvão, madeira e lenha (madeira com elevado poder calorífico).
Fonte: Wikipédia / http://www.florestar.net/carvalho-cerquinho
Trabalho elaborado por: Edgar Lopes, nº 12, 7º B.
Sem comentários:
Enviar um comentário