quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Eucalipto


Nome vulgar: Eucalipto

Nome científico: Eucalyptus globulus

Área de Distribuição:
Espécie não autóctone. O Eucalipto é uma árvore originária da Austrália. Chegou a Portugal há cerca de 200 anos, e actualmente ocupa uma parte significativa da Floresta Portuguesa, sendo um importante recurso natural de comprovada importância económica, social e ambiental. Hoje conhecem-se mais de 700 espécies de eucaliptos. Em Portugal a espécie dominante é o Eucalipto Globulus.

Características:


Árvore de folhagem persistente, muito alta e pouco densa, esta árvore dá flor e fruto e as suas folhas são longas e finas quando adultas, mas arredondadas e protegidas por um pó esbranquiçado, quando são jovens.

Tal como outras mirtáceas, as folhas de eucalipto estão cobertas de glândulas que segregam um óleo, sendo este género botânico pródigo na sua produção. Muitas espécies apresentam, ainda dimorfismo foliar.


Quando jovens, as suas folhas são opostas, de ovais a arredondadas e, ocasionalmente, sem pecíolo. Depois de um a dois anos de crescimento, a maior parte das espécies passa a apresentar folhas alternadas, lanceoladas a falciformes (com forma semelhante a uma foice), estreitas e pendidas a partir de longos pecíolo.

As folhas do Eucalipto são usadas para fazer infusões (embora não tenham um sabor muito agradável), e para fins medicinais, pois ajudam a resolver problemas respiratórios, assim como gripes e constipações. Por essa razão, algumas pessoas têm com frequência ramos de Eucalipto em casa, pois além de dar um cheiro muito agradável e fresco á casa, é benéfico para as vias respiratórias.


O poder atractivo da sua flor deve-se à exuberante colecção de estames que cada uma apresenta, e não às pétalas, como acontece com muitas plantas.

Os frutos são lenhosos, de forma vagamente cónica, contendo válvulas que se abrem para libertar as sementes.


Trabalho elaborado por: Carolina Couto, nº 8, 7º B. 

1 comentário: