quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Faia


Nome vulgar: Faia

Nome científico: Fagussylvatica 

Área de Distribuição:
São árvores de folha caduca, nativas da zonas temperadas da Europa, América do Norte e Ásia.

A Faia ocorre por toda a Europa, sobretudo na Europa do Norte e Central e em algumas zonas do sudoeste europeu, numa faixa entre os 40 e 60 º de latitude Norte.   
Características:


Espécie não autóctone. A Faia é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir mais de 40 metros de altura. É uma árvorede folha caduca, temum tronco espesso que atinge muitas vezes uma altura elevada (normalmente acima de metade da árvore).

A casca é lisa, raramente com fendas, mas torna-se áspera com a idade, com cor acinzentada (enquanto jovem apresenta uma cor pardo-amarelada, com gomos muito pequenos e pontiagudos.


As folhas verdes brilhantes com nervuras paralelas, são ovadas ou elíptico-lanceoladas (em forma do bico de uma lança) e margens ligeiramente onduladas, com finos pêlos brancos,  dispostas alternadamente sobre os ramos. O comprimento é de 5 a 10 cm e têm um pecíolo curto com muitos pêlos.

As flores são unissexuais com as flores masculinas em amentilhos esféricos pendentes e as femininas geminadas num invólucro ténue com quatro lóbulos e espinhos brandos.

Os frutos desenvolvem-se aos pares, são grandes com cerca de 2 cm de comprimento e são ricos em tanino.



Trabalho elaborado por: Francisco Vicente, nº 14, 7º B.

Sem comentários:

Enviar um comentário