terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Cerejeira Brava


Nome Vulgar: Cerejeira Brava
Nome Científico: Prunus Avium 




Área de Distribuição:

Amplamente difundido na Europa, desde o Mediterrâneo até à Escandinávia e Rússia, é autóctone nas regiões Norte, nas montanhas da Beira Interior e centro litoral de Portugal, encontrando o seu óptimo nas zonas onde a influência atlântica domina a mediterrânica.



Características:

Espécie autoctóne. É uma árvore de folha caduca, pode atingir 20-25 metros de altura  e a largura pode ir até 15 metros.  Possui um tronco direito e negro, formando gretas na base nas árvores mais idosas. É uma antiga espécie, a partir da qual foram encontradas todas as espécies frutíferas actuais.


Considerada de meia luz, tolera alguma sombra enquanto jovem e durante alguns anos. Gosta de solos  ricos, profundos e bem drenados e frescos.
As folhas são dentadas e finas. Antes do aparecimento das folhas, aparece a floração branca muito bonita, nos meses de Abril e Maio.


Os frutos, as pequenas cerejas, são vermelhas no início e depois pretas na maturidade. Apesar de serem amargas são comestíveis e utilizam-se na destilaria para a fabricação de aguardente.

Esta bela árvore pode plantar-se em isolado num parque ou jardim, para ornamentação ou em alinhamento ou misturada nas sebes campestres.
A sua madeira vermelha, é muito procurada. É bastante dura, forte, flexível e elástica, com aptidão para o uso em mobiliário, marcenaria, torneados, instrumentos musicais, folheados, etc.

Fonte: Wikipédia

Trabalho elaborado por: Jéni Oliveira, nº 16, 7º B.

1 comentário:

  1. Sem falar que desta árvore você tem o mais rico
    xarope para tosse irritante.

    ResponderEliminar